quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009


Eu sou o caminho, a verdade, e a vida, ninguém vem ao Pai a não ser por mim. (Jô 14:6)

O versículo acima é um dos meus versículos favoritos em toda a Bíblia devido a simplicidade e a profundidade dele.
São três palavras que definem o que Jesus é. No entanto essas três palavras são extremamente difíceis de se entender.
Eu sempre me perguntei :
- Caminho? Que caminho? Caminho para o Pai. Único caminho para o Pai. Mas o que significa esse caminho? Como vou triar esse caminho?
- Sobre a verdade: Que verdade ? assim como Pilatos perguntou: O que é a verdade? Jesus responde: “Eu sou a verdade”. Mas ao dizer isso, Jesus diz tudo e não diz nada. O que significa alguém ser a verdade? O que é a verdade? Ou que verdade é essa, que Jesus é?
- Vida? Todos temos vida. Mas é claro que Jesus não está falando da sua mera vida carnal aqui na Terra. Ele está falando de uma vida que transcende essa aqui. Talvez a vida que seja condição da nossa vida aqui. Talvez seja vida no seu sentido mais extenso. Que vida é essa que Jesus está falando aqui. Que vida é essa que Jesus é? Ele seria a condição da vida?
Essas questões sempre me intrigaram ao ler essa passagem. São três palavras que mexem com toda estrutura humana. São palavras delimitadoras.
Pretendo escrever alguma coisa sobre o que já pensei a respeito do tema. São considerações minhas apenas. Longe de tentar chegar em uma definição última do que o versículo quer dizer, tentarei apenas expor alguns pensamentos a respeito do versículo.
Por caminho, eu entendo que Jesus quer que nós “andemos como Ele andou”. Jesus é o caminho a ser seguido. Nesse sentido acho que o fato de Jesus ser o caminho indica que, qualquer um que anda como Ele andou, está no caminho.
Agora, o que seria andar como Jesus andou?
Eu tenho pra mim que andar como Jesus andou é “fazer as obras que eu faço e coisas maiores ainda.” Para se andar no caminho é preciso que eu aja como Jesus agia, que eu faça o que Jesus fazia isso independente da minha religião ou fé que eu professe.
Jesus disse: Eu sou a porta, quem passar por mim, entrará e sairá e achará pastagem.
Certa vez ouvi um pastor falando que a porta tem o formato de Jesus, e que para passarmos por ela, temos que ter também o formato de Jesus.
Agora, como adquirimos o formato de Jesus? Eu acho que se andarmos como Ele andou, obteremos o formato de Jesus.
Agora, andar como Jesus andou não é professar uma religião. Andar como Jesus andou é fazer o que Jesus fez. É imitar suas ações, é viver de forma que Deus seja sempre glorificado através da minha vida.
Todo aquele que anda como Jesus andou está no caminho. E isso não depende da religião, não depende de qual credo a pessoa professa.
O salmista diz: “Dá-me filho meu o teu coração.” Até hoje é só o que Deus tem pedido. Para se andar no caminho é preciso ter um coração igual o de Jesus. Um coração voltado para Deus; um coração entregue a Deus.
Jesus é o caminho. Andemos por esse caminho. Mas há apenas uma forma de andar por esse caminho, e é sendo como Jesus foi. Jesus é o exemplo a ser seguido.
Se alguém diz estar Nele, esse deve andar como Ele andou. Se dissemos que estamos no caminho que é Ele, nós devemos andar como ele andou.
Andar como ele andou não é seguir uma religião, ou defender um ponto de vista em relação a fé ou em relação a bíblia. Andar como ele andou vem do coração, vem da disposição que deve ser a mesma que houve em Jesus. Só assim poderemos dizer se estamos ou não no caminho.

3 comentários:

  1. Gostei de sua reflexão.
    Sigamos o caminho

    ResponderExcluir
  2. tenho pensado sobre isso também. andar como Jesus andou é andar em um relacionamento de amor ao Pai. Jesus veio para nos reconciliar com o Pai, logo todo o caminhar com Deus se não é pautado no amor, cai nas garras de uma mera religião...
    amplexos

    ResponderExcluir
  3. MINHA VIDA NUNCA FOI UM MAR DE ROSAS MAS DEPOIS QUE DEUS ENTROU EM MINHA VIDA PUDE VER QUE NADA MAS FAZIA SENTIDO EM MINHA VIDA SE NÃO FOSSE SERVIR A DEUS ESTAR AO SEU LADO ME SENTIR ENVOLVIDO EM SEUS BRAÇOS.
    HOJE FAÇO PARTE DE UM GRUPO DE ORAÇÃO E FAÇO PARTE DO MINISTERIO DE PREGAÇÃO.
    MINHA BOCA HOJE E SEMPRE SERA BOCA PARA DEUS USAR, POR QUE O MUNDO ELE NÃO ME SATIFAZ POR QUE QUANDO ESTAVA NO MUNDO MINHA ALEGRIA ERA PASSAGEIRA QUANDO ESTAVA COM MEUS AMIGOS ERA UMA ALEGRIA MAS QUANDO CHEGAVA EM CASA CHORAVA SOZINHO EM MEU QUARTO, MAS HOJE PARA HONRA E GLORIA DO SENHOR NÃO IREI MAS FICAR VAZIU , MAS SIM CHEIO DO ESPIRITO SANTO DE DEUS...

    ResponderExcluir