segunda-feira, 11 de abril de 2011

Carta à igreja de Venda Nova









Ah, quanta leviandade....

Quem me dera algum dia entrasse novamente por suas portas e não ouvisse tantas besteiras

Quem me dera se voltasses a ser o que eras, coisa de não muito tempo atrás.

Hoje o que vejo é uma instituição morta, completamente destituída de seus princípios.

Você que tinha tudo pra continuar sendo luz onde estava, ser o adubo que encheria de vida ao seu redor, ser o porto seguro, o abrigo de muitos, se deixou levar por uma nova onda imediatista.


É certo que o processo não se fez tão rápido, exigiu-se tempo para que a "rocha" onde estava firmada se transformasse em areia. Areia esta que se tornou sua morada. Ao invés de uma casa simples sobre a rocha, resolveu criar uma suposta "mansão" sobre a areia. Ah se você soubesse, se ainda lembrasse do que acontece com as casas construídas sobre a areia...


Seus pastores despreparados, sua liderança que não mais se importam com o desenvolver dos membros.

De luteranos, a neopentecostais. De amantes da Bíblia, a amantes dos "milagres", das "curas" dos moveres instantaneos. Caminho grande o pecorrido, mas infelizmente pecorrido rapidamente.


Você que antes cozinhava os alimentos, os preparava com carinho para alimentar as crianças que lhe apareciam, agora se atém às refeições fast food. Lixo que não alimenta ninguém.


Você que antes prezava pela boa alimentação agora se vê sendo nutrida por qualquer "lavagem" que lhe é oferecida.

Os domingos que antes eram dias de alegria, ensino, hj se transformaram em mera formalidade. As escolas dominicais acabaram, o que vemos agora são 10 pessoas ouvindo alguém que não sabe o que fala, tentando parecer "pastor" quando na realidade não passa de mais um cego tentando guiar outros.

Sorte dos que antes saíram, não tiveram mais que ver a deteriorização de um sonho.

Ah se seus fundadores te vissem hoje. O que eles diriam? Será que eles te reconheceriam? Será que se viriam espelhados no que hoje você se tornou?


Tenho certeza que a resposta é negativa. Tenho certeza que eles mudariam várias coisas.


Quanta tristeza tenho quando olho pra você hoje. Em nome de uma suposta "eficiencia", "mercado", "dinheiro", você corrompeu seus princípios. Abriu mão de suas bases para aderir à moda, para aderir ao caminho mais fácil. Para isto, não precisa de pastores preparados, qualquer um pode subir em seu púlpito e dizer o que quiser.


O ensino não precisa ser focado. Pra que? Se o importante é o "suposto milagre" que diferença faz o que vai ensinar? Que diferença fará saber teologia se ela não será usada? Caminho triste este que escolheu para trilhar.


O futuro disso quem pode dizer? Há muito deixou de ser a igreja onde cresci. Há muito resolveu ser outra coisa que não uma igreja no sentido mais amplo. Virou apenas mais uma instituição focada em si, que olha apenas para o seu umbigo, que afasta todos aqueles que te questionam. Adotou uma liderança intolerante com as diferenças, não disposta a pensar seus caminhos, e cada dia mais vai se afastando dos princípios em que foi criada.


O que posso dizer de você, igreja Evangélica Betania de Venda Nova? Você é apenas mais um exemplo local de algo que já acontece em uma escala mundial. Em você é vista apenas a deteriorização disso que hoje ainda se chama "igreja evangélica" que há muito deixou de ser "protestante".


Será que ainda haverá futuro para você ??? Espero que sim, embora você não pareça querer.