quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Meus primeiros passos com Freud






Esse texto foi a primeira coisa que escrevi sobre Freud em 2006 quando fazia a matéria de estética na UFMG. Encontrei esse texto (que era a resposta a uma questão de prova da disciplina) e compartilho com vocês. 

A pergunta era: " Explique como Freud articula os conceitos de inconsciente, resistência e recalque."


Segundo Freud, o recalcamento ocorre quando as aspirações morais do ego entram em conflito com a maneira de satisfação da libido. Devido a isso, ocorre a separação entre a representação e o afeto.
A representação sofre o recalque e é enviada para o inconsciente onde é esquecida. Isso não acontece com o afeto que fica livre na consciência.
Já a resistência para Freud surge após o recalcamento e é uma força que se opõe a volta do conteúdo recalcado à consciência.
Para ele, a sua manifestação se dá de várias formas, dentre elas pode-se citar a resistência intelectual, e a resistência onírica que pode ser encarada como “censura” que são temas trabalhados por Freud em outras conferencias também.
Para Freud a resistência e recalcamento estão sempre ligados.
Só se tem a resistência porque houve um recalque em alguma hora. A experiência do recalque quer se tornar consciente e não consegue por causa da resistência que a impede.
O conceito de Inconsciente é fundamental dentro da Teoria Freudiana.
Não tem como conceber a teoria freudiana sem entender o inconsciente. Esse é um termo chave da teoria e representa a parte do aparelho psíquico que o eu não tem acesso. Os conteúdos presentes no inconsciente não podem ser representados de forma direta e só se mostram após terem passado por um trabalho de deformação.
O inconsciente é também uma instância psíquica que pode ser determinada através de três pólos: um econômico, um dinâmico e outro topográfico.
Freud articula esses conceitos afirmando que o inconsciente armazena o objeto recalcado e cria ele mesmo a resistência para que este não volte à consciência.

Depois desse texto muita coisa já escrevi sobre Freud que todos sabem é um autor por quem tenho um interesse especial. Caso queiram ler outros textos meus sobre Freud aqui abaixo segue alguns links de artigos já publicados. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário