sexta-feira, 22 de julho de 2016

A Toast - Para Allana e Hélio !








"[...] Vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito." (Pv 4,18)

Poderia falar muitas coisas sobre o "casal do ano". Tive o prazer de acompanhar de perto todo o processo de construção desse relacionamento. Desde o primeiro momento até o dia de hoje em que celebramos o início de uma nova fase. Não poderia estar mais feliz por todo o desenvolver de um relacionamento que já começou tão lindamente. Poder presenciar o desenvolvimento, o amadurecimento de vocês dois tem sido algo espetacular e hoje mais do que nunca podemos dizer que o caminho traçado por vocês até o momento é um reflexo daquilo que o texto de Provérbios nos aponta. Cada dia que passa podemos perceber o brilho de vocês aumentando, podemos ver novos rumos sendo traçados, podemos ver o caminho em direção ao "dia perfeito". A conquista de vocês muito me alegra e tenho certeza que alegra a tantos outros que já foram abençoados pela presença de vocês.

Espero de coração que nessa nova fase que se inicia na vida de vocês, vocês possam se conhecer melhor, possam aprender a amar um ao outro a cada dia, possam aprender a lidar com os problemas que virão. 

Que vocês aprendam a cada dia a beleza de se poder compartilhar a vida com alguém disposto a fazer o mesmo. Que aprendam que nem sempre é preciso estar com a razão, que nem sempre a sua opinião tem que valer. Que estar em paz é melhor que estar certo em muitos casos. Que vocês aprendam a dividir o tempo para que sempre haja um lugar para a presença do outro. Que os afazeres do dia a dia nunca seja mais importante que a companhia do outro. 


Que vocês aprendam que o amor tem muito pouco a ver com autoritarismo, com cuidado excessivo, com ciúmes, mas tem muito mais a ver com liberdade, serenidade, paciência. Como diria o Riobaldo do Grandes Sertões Veredas, "Deus é paciência, o resto é o diabo". 

Que vocês possam ter paz, alegrias; que as palavras que serão ditas entre vocês possam ser palavras que tragam vida, palavras que fortaleçam os fracos. Palavras que encorajam os desanimados, palavras que tragam alento aos corações angustiados. 

Que vocês possam ser um. Realmente um. Uma mente, um só coração, um só objetivo. Mas ao mesmo tempo que vocês sejam dois. Pessoas singulares que mantém sua individualidade, que não se anulam em prol do outro. E que vocês sejam muitos; que a vida de vocês seja exemplo para todos aqueles que para ela olharem.

Desejo que vocês compreendam a cada dia que amar significa deixar o outro livre, significa cuidar na medida certa, nem excesso de protecionismo, nem desleixo, pois onde reina o amor ali há sempre liberdade, e onde há liberdade sempre há pressuposto um cuidado. 


Que nunca falte entre vocês a amizade, o sentar à mesa para apreciar uma refeição, um momento de diálogo em que os corações se abrem e a presença divina se mostra no afeto e na acolhida que proporciona esperança.

Que tudo de bom aconteça com vocês. Esse é o meu desejo !

Sigo junto com vocês nessa caminhada ! Sempre juntos !

"Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de júbilo" (Sl 126, 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário